terça-feira, 25 de outubro de 2011

AS PRIMEIRAS INDÚSTRIAS DO BRASIL

           Visando o desvalorização do trabalhador urbano ou rural, que não é detendor dos meios de produção e tem como única mercadoria de venda sua força de trabalho, falaremos um pouco sobre as primeiras industrias do Brasil.
 O ser humano não era valorizado em suas potencialidades, apenas vistos como maquinas que serviam para o trabalho, e para gerar lucros, conhecermos sobre as primeiras industrias nos faz pensarmos nas relações de trabalho que viviamos no século XVIII e nas relações que nos são estabelecidas hoje, para que ao entendermos um pouco da história, busquemos melhorias para o trabalhador e que o mesmo seja valorizado e lute pelos seus direitos.


          Diante disto podemos dizer que a industrialização no Brasil, se deu em quatro importantes períodos:
            O primeiro período foi de (1500 - 1808) onde toda a atividade industrial partia da fabricação de fiação, calçados e vasilhames pertencentes a um pequeno grupo de comerciantes portugueses; Na metade do século XVIII algumas indústrias começaram a crescer como a do mármore e a têxtil, até que em 1785 a manufatura têxtil foi extinta pelo alvará, permitindo apenas a produção dos tecidos de algodão que eram usadas pelos escravos e trabalhadores.

 ilustração  de uma fábrica de sapatos.  Disponível em http://www.nrfacil.com.br/blog/?p=2220
acesso em 25 de Outubro de 2011

            A chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808 marca o segundo período (1808 - 1930), onde muitas mudanças ocorreram e a principal delas foi a suspensão da proibição ás manufaturas, criando condição para o crescimento das indústrias, fundando as fábricas de fiação e tecelagem de algodão, dando origem ao primeiro centro têxtil fundado no centro da Bahia, mas isso não foi o suficiente para o fortalecimento do desenvolvimento industrial  , em razão de haver muitos escravos e poucos trabalhadores assalariados, além dos grandes cultivadores de café ainda não estarem interessados em investir na indústria.

        Em 1850, o tráfico de escravos entre os continentes, foi proibido depois que a Lei Eusébio de Queirós  foi assinado, o que obrigou a cafeicultura a importar uma  grande quantidade de imigrantes, criando assim a primeira mão de obra assalariada do Brasil, criando um mercado consumidor fundamental para o desenvolvimento industrial.

            A revolução Industrial se deu em 1930 com Getúlio Vargas quando a adotar uma política industrializante trocou a mão de obra imigrante pela nacional fortalecendo os movimentos migratórios nordestinos que se deu nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Vargas também investiu na indústria de base e energia criando em 1938 o conselho nacional de petróleo, a companhia Siderúrgica Nacional em 1941, a Companhia Vale do Rio Doce em 1943, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco em 1945. 
             O aumento da população urbana se deu com a migração das pessoas do campo para a cidade, aumentando também o mercado consumidor. 

           Como conseqüência da Segunda Guerra Mundial, as importações sofreram redução da taxa, favorecendo o desenvolvimento industrial. Ao final da Segunda Guerra, o Brasil percebeu a necessidade de fabricar os próprios bens de capital, criando assim uma indústria de autopeças.
            O Quarto e último período (1956 a diante) foi marcado pela produção de aço no Brasil, criando a Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda que serviu de matriz para vários outros tipos indústria no país. Porem alguns problemas surgiram no ano de 1950, dificultando mais um aves o desenvolvimento industrial, entre eles:  a falta de energia elétrica, a baixa produção de petróleo e rede de transporte e comunicação deficientes.
            Para solucionar os problemas, o presidente Vargas inaugura a  Companhia Hidrelétrica do São Francisco, a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso e cria a Petrobras.
Com o aumento da produção de petróleo e da potência da energia elétrica, se desenvolveu a  indústria ferroviária no Brasil.

              Durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956 -1960) o desenvolvimento industrial brasileiro ganhou novos rumos . JK abriu a economia para o capital internacional, atraindo indústrias multinacionais. Foi durante este período que ocorreu a instalação de montadoras de veículos internacionais (Ford, General Motors, Volkswagen e Willys) em território brasileiro. 

            Nas décadas 70, 80 e 90, a industrialização do Brasil continuou a crescer, mesmo tendo uma diminuição nas crises econômicas. Atualmente o Brasil tem uma boa base industrial, produz vários produtos como por exemplo, automóveis, máquinas, roupas, aviões, equipamentos, produtos alimentícios industrializados, eletrodomésticos, etc. Apesar disso, a indústria no Brasil ainda é depende de alguns setores como por exemplo , tecnologia externa , informática  .
                                                    Claudinéia Alves da Costa


Referência :   http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_industrializa%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil




Um motor a vapor de Watt, o motor a vapor, alimentado principalmente com carvão, impulsionou a Revolução Industrial no Reino Unido e no mundo.

Disponível em : pt.wikipedia.org
Acesso em : Outubro de 2011






Máquina a vapor ultilizada nas minas de carvão 
Disponível em : ohistoriador.com.br 
Acesso em : Outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário