sexta-feira, 7 de outubro de 2011

EJA


Vivemos em uma sociedade onde a educação não é para todos, devido à falta de acesso à escola, o trabalho visto como prioridade, evasão escolar, dentre outros. Diante disto a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem para amenizar essas desigualdades sociais, com o objetivo de desenvolver os ensinos Fundamental e Médio gratuitamente para a Vivemos em uma sociedade onde a educação não é para todos, devido à falta de acesso à escola, o trabalho visto como prioridade, evasão escolar, dentre outros. Diante disto a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem para amenizar essas desigualdades sociais, com o objetivo de desenvolver os ensinos Fundamental e Médio gratuitamente para as pessoas que não tiveram a oportunidade de os concluírem em sua idade escolar adequada.
Para os alunos da EJA a alfabetização adere a uma Educação Popular ou seja uma educação voltada à libertação. Libertação essa que se enquadra no contexto de vida desses alunos, visto que segundo Paulo Freire isso se dá nas relações de oprimido/opressor.
Cabe ao professor quebrar as barreiras dessa relação e estabelecer a construção do conhecimento/consciência para que os alunos ao se libertarem da opressão não venham a ser os opressores.
As aulas devem buscam valorizar os conhecimentos prévios de cada aluno, suas visões de mundo, usando de uma linguagem simples e acessível, dessa forma procurando reconhecer o outro e a nós mesmos.
Ao compreender a realidade da EJA e de seus alunos, cabe aos futuros educadores encontrarem maneiras de amenizar as desigualdades sociais por meio da educação e ao termos mais pessoas “educadas” fazemos com que estas reflitam e construam um olhar critico sobre a sociedade não aceitando a Realidade em que vivem e que busquem  a transformação da mesma.                                                                                                   Glenda Santana

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