terça-feira, 25 de outubro de 2011

TRABALHO INFANTIL

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.(BRASIL, 1990)


A legislação brasileira garante a todas as crianças, sem exceção, o direito de liberdade, respeito e dignidade, garante ainda proteção de toda e qualquer forma de situações constrangedoras e de risco, mas a realidade vivida por muitas crianças no Brasil é bem diferente.
IMAGEM 1
 A exploração do trabalho infantil tem sido um problema por vezes esquecido, e que muitas vezes nem nos comove mais. Quantas vezes paramos em um semáforo e vemos uma criança pedindo dinheiro ou vendendo doces e balas, e não nos sensibilizamos com essa cena? Crianças que deveriam estar estudando e brincando, mas que estão perdendo a sua infância nas ruas.
IMAGEM 2
A situação que leva essas crianças as ruas são as mais diversas, mas a principal é a falta de renda familiar. São famílias pobres, com muitos membros, e por vezes os pais não têm oportunidade de trabalhar, e não lhes são oferecido à mínima condição digna para se viver. Restam-lhes colocar as crianças para trabalhar.
Mas que futuro esperar de uma criança que não teve infância, sempre trabalhou exaustivamente, e nunca foi  escola, ou passou pouco tempo dentro de uma?
É facil julgá-los quando já estão como réus, sentados na frente de um juiz, esperando uma sentença. É preciso lutar enquanto essas crianças ainda tem esperança, enquanto elas ainda sonham em brincar.

THALITA JENIFER DE MELO


Video PALAVRA CANTADA - CRIANÇA NÃO TRABALHA
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=u9aa7FqMcRU
Acessado em: 25 de outubro de 2011 às 9h00




REFERENCIAS:
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. São Paulo: Cortez, 1990. 181p.
Imagem 1 -http://brunoeefgustavobarroso.blogspot.com/2011/04/exploracao-do-trabalho-infantil_28.html
Imagem 2 - http://brunoeefgustavobarroso.blogspot.com/2011/04/exploracao-do-trabalho-infantil_28.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário