quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Vida Maria






A partir da observação e análise do vídeo “VIDA MARIA”, chegamos à compreensão de que o processo de educação de uma pessoa  não está ligado apenas ao ensino que esta adquire dentro da escola, mas à maneira como ela vive, desde que nasce, nas relações e aprendizados que têm com as pessoas e com o  seu meio social, através da vivência de situações práticas, passadas através das gerações.Também a forte ação que esta educação exerce sobre elas. 
Para valorizar a importância e a força que essa educação tem na vida destas pessoas, o vídeo mostra o interesse e o desejo de alguns membros da família de Maria pelo  ensino, quando estes começam  a aprender a ler e escrever por sua própria conta e até mesmo escondido. Isto também é algo que se repete dentro da família, mas ao perceber a distância que existe entre  ensino  e a realidade em que vivem, acabam desistindo. 
É claro que para se oferecer  ensino a estas pessoas, é  relevante valorizar essa educação construída por eles ao longo de suas vidas, pois só através da relação que fizerem  entre aquilo que faz parte das suas experiências e os conteúdos oferecidos pela escola, poderão encontrar significado essa nova construção.Também  é preciso levar em conta as características do lugar em que vivem, seus costumes, sua cultura, etc.
A representação de um pequeno trecho da vida de “Maria”, nos dá  a compreensão da situação de todas as mulheres que são discriminadas e excluídas  na sociedade, através dos tempos e a maneira como são silenciadas, sem o direito de manifestar nenhum tipo de reação às opressões que sofrem.  E não é no silêncio que as pessoas  se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. 
E não podemos dizer que se trata de conformismo da parte delas, mas sim da negação por parte da sociedade, dos seus  direitos  básicos; direitos esses que desconhecem totalmente. 

Paulina Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário