A partir da observação e análise do vídeo “VIDA MARIA”, chegamos à compreensão de que o processo de educação de uma pessoa não está ligado apenas ao ensino que esta adquire dentro da escola, mas à maneira como ela vive, desde que nasce, nas relações e aprendizados que têm com as pessoas e com o seu meio social, através da vivência de situações práticas, passadas através das gerações.Também a forte ação que esta educação exerce sobre elas.
Para valorizar a importância e a força que essa educação tem na vida destas pessoas, o vídeo mostra o interesse e o desejo de alguns membros da família de Maria pelo ensino, quando estes começam a aprender a ler e escrever por sua própria conta e até mesmo escondido. Isto também é algo que se repete dentro da família, mas ao perceber a distância que existe entre o ensino e a realidade em que vivem, acabam desistindo.
É claro que para se oferecer ensino a estas pessoas, é relevante valorizar essa educação construída por eles ao longo de suas vidas, pois só através da relação que fizerem entre aquilo que faz parte das suas experiências e os conteúdos oferecidos pela escola, poderão encontrar significado essa nova construção.Também é preciso levar em conta as características do lugar em que vivem, seus costumes, sua cultura, etc.
A representação de um pequeno trecho da vida de “Maria”, nos dá a compreensão da situação de todas as mulheres que são discriminadas e excluídas na sociedade, através dos tempos e a maneira como são silenciadas, sem o direito de manifestar nenhum tipo de reação às opressões que sofrem. E não é no silêncio que as pessoas se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
E não podemos dizer que se trata de conformismo da parte delas, mas sim da negação por parte da sociedade, dos seus direitos básicos; direitos esses que desconhecem totalmente.
Paulina Silveira
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