segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Diversidade Linguística

A música "Zaluzejo" do grupo O Teatro Mágico  fala em sua letra sobre as variações linguísticas existentes no nosso país e as discriminações que as pessoas sofrem por não falarem a forma culta padronizada pela nossa sociedade
Como educadores, esta música nos remete à refletirmos em como é o ensinar a lingua portuguesa? A principio nos parece fácil respondermos a esta questão porém com o decorrer do processo, começamos a nos interrogar em: Como lidamos com as variações linguisticas, as definimos como erradas, tentamos corrigir o outro ou damos valor à identidade de cada um?
Ensinar a lingua portuguesa não é provocar pré-conceitos, pois quando interferimos na fala do outro, como uma forma errada de se expressar, isso irá definir como a criança construirá seu processo de aprendizagem. Os educadores devem manter uma postura includente, valorizando cada ser, cada diversidade que a sala de aula nos proporciona, ao assumirmos estas posturas e atitudes tornamos a sala de aula em um espaço melhor, onde lidamos com o outro de forma humana e igualitária.
As relações que são estabelecidas quando abordamos tal assunto em sala de aula entre professor/aluno de forma includente nos faz no papel de (futuros) educadores segundo Paulo Freire já dizia "Ser mais". 

Deixo como reflexão uma frase presente na música:
 "Acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz!"


                        Fonte:  Youtube.com / Acesso em 14 de Outubro de 2011
                        Link: http://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90&feature=player_embedded


Claudinéia Alves da Costa e Glenda Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário