terça-feira, 15 de novembro de 2011

UM ENCONTRO COM MILTON SANTOS


                O Prof. Dr. Milton Santos (Milton de Almeida Santos ou Milton Almeida dos Santos), nasceu em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, no dia 03 de Maio de 1926. Geógrafo e livre pensador brasileiro, homem amoroso, afável, fino, discreto e combativo, dizia que a maior coragem, nos dias atuais, é pensar, coragem que sempre teve. Doutor honoris causa em vários países, ganhador do prêmio Vautrin Lud, em 1994 ( o prêmio Nobel da geografia), professor em diversos países (em função do exílio político causado pela ditadura de 1964), autor de cerca de 40 livros e membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, entre outros.
                   O Prof. Milton Santos formou-se em Direito no ano de 1948, pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), foi professor em Ilhéus e Salvador, autor de livros, que surpreenderam os geógrafos brasileiros e de todo o mundo, pela originalidade e audácia: "O Povoamento da Bahia" (48), "O Futuro da Geografia" (53), "Zona do Cacau" (55) entre muitos outros. Em 1958, já voltava da Universidade de Estrasburgo, da França, com o doutorado em Geografia, trabalhou no jornal "A Tarde" e na CPE (Comissão de Planejamento Econômico-BA), precursora da Sudene, foi preso em 1964 e exilado. Passou o período entre 1964 a 1977 ensinando na França, Estados Unidos, Canadá, Peru, Venezuela, Tânzania; escrevendo e lutando por suas idéias. Foi o único brasileiro e receber um "prêmio Nobel", o Vautrin Lud, que é como um Nobel de Geografia. Outras de suas magistrais obras são: "Por Uma Outra Globalização" e "Território e Sociedade no Século XXI" (editora Record) . Milton Santos, este grande brasileiro, morreu em São Paulo-SP, no dia 24 de Junho de 2001, aos 75 anos, vítima de câncer.



               Destacamos o documentário "O mundo Global Visto do Lado de Cá", filme produzido pela cineasta brasileiro Silvio Tendler onde ele realiza uma entrevista com o geógrafo Milton Santos, quatro meses antes de sua morte.

             O filme nos leva a refletir sobre as injustiças do capitalismo no mundo e no nosso país, nos levando a criar uma consciência crítica sobre tudo que a globalização tem imposto à todos nós diante de um mundo em processo acelerado de transformação.
Este documentario proporcionou refletir sobre como vemos o mundo, qual a nossa perspectiva, ou se estamos apenas expostos aquilo que nos é imposto.
 Este documentario traz inumeras contribuições acerca do estudo para a alfabetização geografica,em como podemos refletir sobre nosso contexto historico/social, se nem ao menos conhecemos a realidade que estamos vivendo? O documentario nos mostra as inumeras realidades tanto do nosso pais, como o de outros, e como isso se reflete em nosso cotidiano.
As lutas socias pelas quais as pessoas enfrentam, nem sempre nos são apresentadas pela midia, que por inumeras vezes ou quase sempre se preocupam apenas em embelezar a situação e aborda-la do seu ponto de vista visando seus interesses.
Enfim, refletirmos sobre o mundo em que vivemos não requer apenas estudos, é mais do que isso, é olharmos as situações não de um ponto de vista massificado, mas sermos capazes de reconhecer a verdadeira realidade e não convivermos com um futuro "possivel", mas estarmos prontos a muda-lo.
Acesso em 15 de Outubro de 2011




Por: Claudineia Alves da Costa e Glenda Santana



Nenhum comentário:

Postar um comentário