quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Fordismo, Taylorismo, Toyotismo

A partir do surgimento da revolução industrial que se viu a necessidade de novos sistemas de produção, devida ao aumento da demanda do mercado as empresas procuraram meios de se organizarem, a partir disto surgiram os sistemas Taylorista, Fordista e Toyotista.
O sistema Taylorista surgiu logo após a revolução industrial com sua principal caracteristica voltada a organização do trabalho, tendo em mente a ideia de aproveitar melhor o tempo de cada funcionario, exigindo que dessem o melhor de si evitando o esperdicio de tempo e de materia prima.
Logo após temos o sistema Fordista que e baseava em dividir as funções dentro de uma fabrica, sendo duas estas divisões: a do planejamento e a da execução, Henry Ford buscou a partir deste pensamento não somente realizar estas divisões mas tambem cercar-se dos melhores profissionais para planejar sua industria e administra-la, dessa forma surgem as fabricações em serie.
Já no sistema Toyotista vemos um gerenciamento que visa otimizar a organização do trabalho de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possivel. este sistema visa tambem envolver toda a empresa no processo d eprodução integrando todas as areas, fazendo com que gere um sistema de produção enxuta, o sitema Toyotista preve dessa forma a eliminação completa de toda e qualquer perda.
vemos que ambos os sistemas foram revolucionarios em sua epoca, mas tambem o são hoje pois ainda vemos estes sistemas sendo muito utilizados hoje em dias em grandes empresas. 

Pensando nestes sistemas à partir da pedagogia vemos que não lidamos com teorias e práticas, mas sim com  pessoas e como elas realmente são e não devemos ve-las como "quantidades" que simplesmente produzem e,  pensar no ser humano faz toda a diferença para que se sintam parte do processo e tambem que sejam respeitados em suas diferenças e dificuldades.
                                                                            Glenda Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário